You are currently viewing A representatividade da mulher na política brasileira
Flávia Arruda

Estatísticas indicam que ainda há altos níveis de desigualdade entre homem e mulher, principalmente no ambiente de trabalho. O papel da mulher no contexto histórico sempre foi menosprezado, e é até hoje, apesar da ampliação dos debates.

Flávia Arruda, Política, Representatividade da Mulher

Segundo relatório da ONU Mulheres, as mulheres continuam ganhando menos que os homens para exercer as mesmas funções no mercado de trabalho. A ONU Mulheres promove um trabalho de conscientização e igualdade de gênero para mulheres e meninas, e produziu um relatório no primeiro semestre de 2018, que apontou que a desigualdade entre homens e mulheres afeta a todos. A ineficácia de políticas públicas voltadas para a questão é uma ameaça para a estabilidade social e política, dificulta o crescimento econômico e pode prejudicar a erradicação da pobreza e a efetivação dos direitos humanos.

Flávia Arruda, Política, Representatividade da Mulher

O mercado de trabalho sempre foi excludente com as mulheres, que recebem salários inferiores em relação aos dos homens, mesmo exercendo as mesmas funções e com a mesma formação profissional. Mas atualmente, o acesso à educação e debates sobre os direitos das mulheres ganharam espaço e amplitude.

Representatividade da Mulher
Representatividade da Mulher

Depois de muitas lutas e conquistas, as mulheres estão assumindo um papel de protagonistas no mercado de trabalho, na sociedade e na família. A mulher deve e pode ocupar, tanto quanto os homens, lugares sociais onde seja possível exercer suas capacidades e conquistar posições de liderança.

Flávia Arruda, Política, Representatividade da Mulher

No Brasil, o cenário político nos mostra a disparidade entre homens e mulheres. O Projeto Mulheres Inspiradoras organizou um ranking sobre a presença feminina no parlamento brasileiro, que apontou que 95,8% das mulheres que se candidataram em 2014 e 2016 não foram eleitas.

Representatividade da Mulher

No Distrito Federal, foi contabilizado um número de 159.345 mulheres a mais que homens, e ainda assim há pouca representatividade feminina na política. Apenas seis dos 36 cargos eletivos são ocupados por mulheres. De acordo com ação proposta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve-se mudar a direção dos partidos para que as mulheres ocupem mais cargos de liderança.

Temos conhecimento de que ainda é muito baixo o número de mulheres em cargos políticos, executivos, legislativos e judiciários no Brasil. Na Câmara Legislativa, 20,8% das vagas foram assumidas por mulheres. Apenas 14 mulheres ocupam cargos de deputada distrital. No Senado, não há representante feminina do Distrito Federal. E na Câmara dos Deputados, apesar da participação das mulheres na política ter aumentado 25% entre 2006 e 2014, os números ainda mostram tamanha disparidade, são 513 deputados federais homens em exercício e apenas 54 deputadas federais mulheres.

Representatividade da Mulher
Representatividade da Mulher
  • Post category:Mulher
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments