Primeira parcela do 13º salário de aposentados começa a ser paga pelo INSS
Aposentados INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já iniciou o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário de aposentados e pensionistas, referente a 50% do valor do abono. O pagamento vai beneficiar 29,7 milhões de aposentados e pensionistas de todo o país.

O depósito será efetuado na folha mensal de pagamentos do até 10 de setembro, conforme a Tabela de Pagamentos de Benefícios 2018. A antecipação deverá injetar R$ 20,7 bilhões na economia brasileira em agosto e setembro.

Tabela Pagamento de Benefícios 2018 1024x580 - Primeira parcela do 13º salário de aposentados começa a ser paga pelo INSS

Quem tem direito

Quem recebeu benefícios previdenciários ao longo do ano:

  • Aposentadoria
  • Pensão por morte
  • Auxílio-doença, acidente ou reclusão
  • Salário-maternidade

Grande parte dos aposentados e pensionistas irá receber 50% do valor do benefício.    O valor será calculado proporcionalmente nos casos em que o beneficiário passou a receber depois de janeiro de 2018. Nos casos de auxílio doença e salário maternidade, o abono anual é proporcional ao período recebido.

Não tem direito ao 13º salário

  • Quem recebe benefícios assistenciais: Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/LOAS) e Renda Mensal Vitalícia (RMV).

Imposto de Renda

O desconto referente ao Imposto de Renda (IR) não será feito nesta primeira parcela. Em 2017, a primeira parcela também foi paga em agosto.  Apenas em 2015 o pagamento foi adiado para setembro. O tributo será cobrado apenas quando for paga a segunda parcela, a partir de novembro.

O extrato do pagamento mensal estará disponível no site Meu INSS e nos terminais de autoatendimento da rede bancária.

 

Acompanhe a Flávia 

Gostou deste conteúdo? Faça um comentário!

avatar
Fechar Menu