Jovens: A importância do protagonismo eleitoral
Jovens eleitores

Com as eleições se aproximando muitos jovens que vão votar pela primeira vez enfrentam dúvidas e a responsabilidade de se posicionar, de ter um lado e de encontrar quem os represente e lute pelos seus sonhos e objetivos para o futuro.

No Brasil, o alistamento eleitoral é obrigatório para maiores de 18 anos. Para maiores de 16 e menores de 18 o voto não é obrigatório. A mesma regra é válida para analfabetos e maiores de 70 anos. O voto facultativo aos 16 anos foi uma conquista do movimento estudantil que começou a valer junto com a Constituição de 1988.

O voto é uma ação de interesse e esperança de mudança para todos os cidadãos. É a oportunidade de direcionar forças em prol de uma sociedade inclusiva e igualitária, onde a política seja pensada para os jovens e pelos jovens.

A importância do primeiro voto

No Brasil, por meio do voto os cidadãos escolhem quais pessoas irão representá-los no governo. Votar é exercer a cidadania e fazer parte da democracia, é participar desta escolha.

Por que os jovens devem votar?

Porque é a chance do jovem mostrar que tem voz e de escolher quem acredita ser competente o suficiente para representá-lo no poder.

Como escolher um candidato?

Para que a decisão seja coerente com as ideias de cada um é fundamental ler sobre os candidatos, assistir aos debates, observar a interação de cada candidato com os eleitores e, principalmente, buscar saber o que é verdade e o que é Fake News. Verificar a veracidade das informações e reproduzir somente conteúdo que se não trate de Fake News.

Como cobrar um candidato que foi eleito?

A população que o elegeu deve fiscalizar e cobrar os compromissos de trabalho assumidos pelo candidato eleito.

Conscientização

Em função de muitos jovens estarem desacreditados com a situação política do Brasil, a campanha “Meu Primeiro Voto” foi criada pelo movimento Acredito. A intenção é incentivar e engajar jovens na decisão do voto nas eleições 2018. O objetivo da iniciativa é que o processo de comparecer aos cartórios seja algo coletivo e relevante para quem pretende tirar o título de eleitor.

Título de Eleitor

O título de eleitor é válido em todo o território nacional e comprova a inscrição do eleitor na Justiça Eleitoral do Brasil. O documento garante o direito do voto em eleições de âmbito municipal, estadual e nacional.

Como fazer o primeiro título de eleitor?

É necessário comparecer ao Tribunal Regional Eleitoral da sua cidade com a documentação necessária.

Em 2018, votar em quem representa o atual contexto do país, em quem apresenta propostas eficazes de políticas públicas e em mulheres pode ser um grande avanço.

 

Acompanhe a Flávia 

Gostou deste conteúdo? Faça um comentário!

avatar
Fechar Menu